ITA

Aula Inaugural marca o início de treinamento militar dos novos alunos

Publicada em: 30/01/2013 14:30
Imprimir
Fonte: ACS/DCTA

Na última segunda, 28, os 124 calouros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, assistiram à aula inaugural do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR-SJ).  Na ocasião, os estudantes puderam conhecer as diversas atividades realizadas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) através da palestra proferida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, diretor da instituição. “É importante mostrar o que é o DCTA e identificar o papel do ITA dentro da nossa estrutura”, ressalta o Tenente Brigadeiro.

Durante a palestra para os novos alunos de Engenharia, o Tenente-Brigadeiro Pohlmann realçou a importância do ITA no contexto do DCTA e enfatizou os desafios aos quais os estudantes serão submetidos. “O ITA é um dos nossos elos de maior relevância, uma vez que é a instituição responsável por realizar o ensino e a pesquisa aeronáutica; se é necessário estudar muito para lograr êxito no vestibular, é preciso se dedicar ainda mais para manter o padrão de excelência construído ao longo dos anos”, frisa o Diretor Geral.

Logo ao ingressarem, os discentes do ITA são matriculados no CPOR-SJ, instituição responsável por ministrar o treinamento militar necessário à preparação para o Oficialato. De acordo ao Capitão Marconi, Comandante do 1º Esquadrão, do qual os novos estudantes farão parte, neste momento os alunos serão inseridos na rotina da caserna. “Durante cinco semanas, haverá instruções sobre os principais regulamentos militares, bem como noções de Ordem Unida, que os preparam para as solenidades militares previstas no ano”, explica. As atividades do CPOR-SJ incluem ainda prática de educação física, ambientação à audiência, exercícios de campanha e tiro com arma portátil, com duração média de 10 meses.

O ITA é a organização de nível universitário, subordinada ao DCTA, responsável por formar oficiais engenheiros para a Força Aérea Brasileira (FAB). Criado em 1950, oferece cursos de graduação em seis especialidades de engenharia: aeroespacial, aeronáutica, civil (aeronáutica), computação, mecânica (aeronáutica) e eletrônica.

No  vestibular do ano passado, 7.285 candidatos concorreram as 130 vagas ofertadas pela instituição, sendo o curso de Engenharia Aeronáutica o mais procurado. Os cursos de Engenharia oferecidos pelo ITA têm duração de cinco anos. Os dois primeiros constituem o curso fundamental, com disciplinas comuns a todas as especialidades, e os três últimos são voltados à área escolhida no momento do vestibular.

A qualidade do ensino ofertado da é reconhecida nacionalmente. Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2012, o ITA obteve o conceito máximo (5) na avaliação.

Assunto(s): , , ,